1° dia – Pousada Trijunção (Jaborandi)
Chegada por conta própria ao hotel e check-in.
O hotel:
Localizado no coração da América do Sul, o Cerrado é considerado a savana mais rica do mundo em termos de biodiversidade, e abriga mais de 12.000 espécies de plantas catalogadas (cerca de 5% de todos as espécies vegetais do mundo).
Para lidar com períodos de seca prolongada e também com o fogo, muitas de suas plantas possuem adaptações facilmente perceptíveis – incluindo troncos retorcidos, casca espessa e rugosa, e folhas rígidas e com superfície cerosa. Assim como a flora, a fauna também é exuberante. É composta por mais de 850 espécies de aves, 251 de mamíferos, 482 de répteis e anfíbios e 1.200 de peixes.
O Cerrado possui grande importância social, uma vez que uma parcela muito grande da população brasileira depende dos seus recursos naturais. Muito mais que um simples cenário, o Cerrado é parte da vida dessas culturas que interagem profundamente com sua biodiversidade.
Atualmente resta menos de 50% da área original do Cerrado no Brasil, e estima-se que 150 espécies de animais sofrem o risco de extinção decorrente da destruição ou danos causados ao seu habitat.
A onça-pintada, a jaguatirica, o tatu-canastra, o tamanduá-bandeira, o lobo-guará e a águia-cinzenta estão entre essas espécies, mas vivem aqui na Fazenda Trijunção livres, protegidos e se reproduzindo.
O trabalho de preservação do Cerrado, sua flora e fauna é muito importante para a sustentabilidade ambiental, social, cultural e econômica desse bioma.
Essa é a missão da Fazenda Trijunção, localizada numa área de 33,000 hectares do Cerrado, totalmente protegida e conservada. Acreditam que, ao compartilhar essa experiência com os hóspedes da Pousada Trijunção, estão apoiando a redescoberta do Cerrado e estimulando a sua preservação.
Gastronomia:
A obra de Guimarães Rosa descreve o hábito do sertanejo de “cozinha de fora” e “cozinha de dentro”. Na “cozinha de fora” os viajantes se reuniam nas varandas e ambientes externos para compartilharem as refeições. Na “cozinha de dentro” eram convidados a adentrar as casas das pessoas e eram, generosamente, convidados a sentar à mesa.
“Cozinha de fora”: Churrasco, picnic e café da manhã nas veredas, eventualmente, com violeiro cantando o acervo musical da cultura local.
“Cozinha de dentro”: Todas as refeições são all inclusive e servidas em um restaurante privativo, com um menu diferenciado que traz sabores da região nos pratos criados pelo no chef de cozinha.
2° dia – Pousada Trijunção
Café da manhã no hotel contêm itens da gastronomia típica do Cerrado, uma diversidade de frutas típicas da região, sucos, bolos com sementes e castanhas típicas. Pode ser servido a qualquer hora do dia na pousada, eliminando a preocupação com horários e garantindo conforto e conveniência.
Dia livre para atividades pessoais.
Conheça algumas das Experiências Guiadas:
Avistamento noturno do jacaré-anão:
O jacaré-anão, jacaré-paguá ou jacaré-mirim (Paleosuchus palpebrosus), encontrados na Lagoa das Araras, é a menor espécie da ordem Crocodylia, medindo até 1,5m. Eles possuem hábitos noturnos, vivem em harém, percorrem grandes distâncias por terra e são mais tolerantes à água fria do que outros jacarés.
No trajeto, já é possível avistar espécies de animais de hábito noturno, mamíferos, pássaros, répteis, insetos, quase nunca avistados durante o dia.
Safari pelas trilhas da pousada:
No percurso entre uma atividade e outra, os hóspedes, em uma caminhonete aberta, irão viver a experiência de um verdadeiro safári. Percorrendo as trilhas cercadas pela vegetação local, poderão observar diversas espécies de animais vivendo em seu habitat natural e, com a orientação dos guias, irão conhecer um pouco mais sobre o comportamento da fauna do cerrado.
Trilha botânica:
O cerrado é a savana mais biodiversa do mundo, com aproximadamente 12 mil plantas catalogadas, das quais mais de 4 mil são endêmicas. O hóspede é levado para conhecer um pedacinho desse universo.
Sobre a experiência:
Geralmente ao fim da tarde, os hóspedes saem a pé da pousada, acompanhados por um biólogo, especialista em botânica, para conhecer a flora do cerrado.
Durante o passeio, eles são apresentados a diversas árvores, palmeiras, arbustos, flores, frutas… uma verdadeira “viagem sensorial” pelas cores, aromas, texturas e encantos das espécies do bioma. O guia explica ainda como as plantas podem ser utilizadas na culinária, no artesanato e até mesmo para fins medicinais.
Pôr do sol no Mirante da Trijunção:
Situado no alto de uma escarpa, o Mirante da Trijunção oferece aos hóspedes uma vista panorâmica dos paredões vermelhos do início da Serra Geral. São momentos mágicos em que eles podem acompanhar o sol se pondo lentamente no horizonte, um espetáculo indescritível de tons róseos, laranjas e vermelhos que se misturam no céu do cerrado.
Amanhecer na Lagoa das Araras:
Ainda é noite. Os hóspedes se levantam e saem em direção à Lagoa das Araras na caminhonete. No caminho, o escuro do céu vai cedendo aos primeiros raios da alvorada, e, aos poucos, as silhuetas das árvores ganham contornos à beira da estrada.
Lobo-guará:
O lobo-guará é um dos animais mais fantásticos do Cerrado, e um dos maiores exemplos de sua diversidade. Está ameaçado de extinção, mas alguns indivíduos habitam os limites da Fazenda Trijunção. Em parceria com a ONG Onçafari, mantem um projeto de pesquisa dedicado à sua preservação. Os hóspedes podem conhecer de perto o projeto – e com um pouco de sorte observar na natureza sua maior estrela.
Café da manhã no hotel contêm itens da gastronomia típica do Cerrado, uma diversidade de frutas típicas da região, sucos, bolos com sementes e castanhas típicas. Pode ser servido a qualquer hora do dia na pousada, eliminando a preocupação com horários e garantindo conforto e conveniência.
3° Dia – Pousada Trijunção
Café da manhã no hotel e dia livre para atividades pessoais.
Conheça alguns das Experiências Guiadas:
Safári a partir de novos ângulos:
O hóspede tem a oportunidade de viver um intenso mergulho sensorial e ser parte ativa no percurso pela natureza do cerrado. Em atividades e esportes, seja nas pedaladas pelas trilhas do cerrado, ou navegando em suas veredas, sempre há vida pulsante para se descobrir, admirar e observar.
Safári de Bike
Fazer um “pedal” nas estradas da Fazenda Trijunção, seja acelerando ou simplesmente ouvindo o som das aves e curtindo a natureza, com a possibilidade de fazer avistamentos, é definitivamente uma experiência única. A pousada disponibiliza aos hóspedes fat bikes, modelos que oferecem mais conforto para pedaladas em terrenos planos, mas com irregularidades, como são as trilhas no entorno da pousada. Em percursos que podem ir de 3 Km a 10 Km, os ciclistas são acompanhados pelo céu azul e a paisagem típica e singular.
Safári de Caiaque
Navegar pela Lagoa das Araras em um passeio de caiaque pela Lagoa das Araras, onde está a nascente do Rio Formoso, é uma oportunidade única para aproveitar toda a tranquilidade e beleza do cerrado. Ao chegar na Lagoa das Araras de bike ou caminhonete, o hóspede pode se refrescar com um delicioso mergulho e fazer um passeio pela lagoa. Durante a experiência, diversas espécies de aves aquáticas e as famosas araras-canindé podem ser avistadas.
Observação de aves:
Passarinhar é um passatempo que consiste em buscar e identificar diferentes espécies de aves em seus habitats naturais. Na Fazenda Trijunção podem ser encontradas mais de 210 espécies de aves, entre elas muitas espécies notáveis por sua raridade, beleza ou comportamentos particulares. Observá-las em vida livre acompanhado por um guia especialista é se conectar de forma única com a natureza.
Visita ao Criadouro Conservacionista:
Grande parte das iniciativas da Fazenda Trijunção está relacionada com criadouros conservacionistas. Hóspedes podem visitar e conhecer o projeto de conservação de emas, queixadas, e outros animais silvestres e vê-los de perto de forma segura – para ambos!
Observação de estrelas:
A localização isolada da Fazenda Trijunção, distante da poluição luminosa das cidades, faz com que a pousada seja um local privilegiado para se observar, estrelas, constelações, planetas e outros elementos celestes. Aproveite para se deslumbrar com a imensidão do céu noturno.
4° dia – Pousada Trijunção
Café da manhã no hotel contêm itens da gastronomia típica do Cerrado, uma diversidade de frutas típicas da região, sucos, bolos com sementes e castanhas típicas. Pode ser servido a qualquer hora do dia na pousada, eliminando a preocupação com horários e garantindo conforto e conveniência.
Check-out.
TARIFA NÃO INCLUI:
Pousada Trijunção 2024 | |||||||||||||
Obs.: Valores por pessoa em acomodação dupla em reais, sem taxas de serviço. |
Clique abaixo e fale conosco para reservas e mais informações